Evidentemente o quanto você me entenderá como"imparcial" quanto aos resultados da eleição vai muito de em quem você votou e como vai entender esse post...
Meu objetivo é apenas o de expressar opinião sobre o que acredito do Pais Brasil e quais rumos a reeleição pode dar ou melhor seria dizer "afetar' minha vida pessoal servindo de parametro para a sua..
Por mais que você pense que estou tomando partido acredite Observador a intenção não é essa...
Em tese vivemos em uma Democracia com todas sua qualidades e defeitos, porem acredito que perpetuar no poder um ou mais governantes de um partido durante 16 anos no Poder possa ser contraditario e até mesmo equivocado continuar a tratar esse Pais como Democracia....
Claro que foi o "povo" que escolheu assim .... votaram .... mas quem entende de Politica não se cansa de dizer que os "beneficios" que o Governante dá é que gera sua simpatia e perpetuação no Poder ou não...
Logo , acredito que estamos vivendo em um outro tipo de Estado, perto da Democracia sim , mas impondo o medo na População de perda de beneficios sociais, qualidade de vida e acesso a educação, moradia , saude , se você arrocha o povo impingindo tal "medo" estamos numa real democracia ?
Não estou dizendo que a oposição hoje representada pelo PSDB seria melhor para o Pais , afinal isso é impossivel de se afirmar neste momento.
Poderia ser pior ou melhor ou apenas igual , sabe-se lá ......
Acredito que "ganhar" uma eleição apenas usando as benesses sociais é que não é justo , mas também impossível de se excluir do curriculum do PT os avanços nessa área.
Dilma em seu discurso no dia da eleição , já eleita, inteligentemente alegou que a dita renovação aconteceu , ela se renovará e será uma Presidente melhor do que já foi .....
Infelizmente não acredito nisso......
Vivemos num Estado democrático de direito albergados por acesso a universidades particulares a bom custo, benefícios como FIES , Bolsa Familia, Prouni e coisas do gênero , acho a intenção disso pouco valida quando somente o que se quer e conquistar as pessoas de baixa renda dando migalhas e perpetrando seu Poderio , Poder este que também não é , graças a Deus, absoluto, o que torna o Pais para a grande maioria suportável de se viver .
O Governo no Brasil adquiriu o pessimo habito de se comportar como empresa , só pensa nele , não quer ter uma face punivel e capta a cliente-la com mimos mesmo que tais mimos apenas lhe custem centavos , mas o impacto no cliente é de que aquilo é um presente pessoal e se sente ouvido e recompensado .... ledo engano , apenas se quer "manter a clientela".
A Oposição , se é que podemos chamar assim além de burra parece sem visão e sem qualquer ideologia que possa arraigar novos eleitores....
Senti que isso, falta de ideologia , mudou um pouco, pelo menos em SP-RIO, a vitoria da oposição em SP nos dois turnos demonstra o descontentamento com o política praticada pelo Governo e a verdade sobre os benefícios sociais , por vezes tal descontentamento é expresso via "irritação" e descriminação , mas não deixa de ser um descontentamento.
Por mais que o PT não aceite e obviamente não possa concordar, o que seria um suicídio politico, os beneficios sociais e o medo da mudança da política social fez a Sra. DILMA vencer as eleições , já que a "divisão" do Pais ficou evidente no mapa das votações... isso é fato , sobre fatos não incidem discussões ...
Percebi diversas pessoas de meu circulo de amizades ou conhecidos , incluo entre eles pessoas em blogs que acompanho , youtubers , vizinhos , amigos , família , declarando seu voto no PT , o que as vésperas da eleição achei estranho e interessante , já que no decorrer de todo o período eleitoral não tinham se manifestado , não estou dizendo estranho no sentido de compra de votos , benefícios pessoais , teorias da conspiração ou coisas do gênero , estou dizendo estranho por que livremente chegaram a uma conclusão de voto a qual eu não vinha entendendo , apenas com um acompanhamento melhor do que se passou na cabeça das pessoas e muito pelo mapa eleitoral apresentado é que entendi o que as pessoas pensaram .... minhas conclusões sobre quem era ou poderia ser o melhor não pactuou com a delas...
Evidentemente eu posso estar errado e elas certas , talvez, o tempo dirá....não as culparei afinal a decisão não era fácil...talvez um pouco mais lógica mas nunca fácil .
Prevejo que minha vida pouco mudará em razão desta eleição , já que no Estado onde resido o candidato a Governador foi reeleito assim como o Presidente , acredito que o relacionamento de ambos continuará o mesmo ...cada qual pensando em si ....
Meu maior medo e que após tanto tempo no Poder as grandes corporações que vejo meio arrochadas possam se bandear "contra" o Governo , coisa que nestes 12 anos pouco aconteceu , mas a alta do dolar , a crise da Petrobras crise mundial de economia e outros fatores pode potencializar isso.
É inegavel que eventual aumento desacerbado do dolar me trará prejuizos e a todos , a inflação aumenta os bens de consumo aumentam e nossa renda cai ....O governo só pensa em o que vai fazer daqui a 4 anos , não quer e não pode pensar em você , não se engane.
Pessoalmente eu planejava uma viajem aos Estados Unidos ano que vem , turismo mesmo , acredito que só poderei saber da viabilidade disso após janeiro ou março de 2015 , mas não se enganem, com AECIO eleito isso tambem aconteceria .
Acho que o pouco rol de opções de voto existentes no Brasil traz a impossibilidade de escolhermos o melhor , eu percebi no transcorrer do primeiro para o segundo turno que varias pessoas queriam votar em Eduardo Campos , quando ele estava vivo NINGUÉM que não fosse engajado sabia quem ele era me inclua na lista, mas jamais pensei em votar nele .
Quero terminar mostrando duas coisas que infelizmente demonstram o quão despreparado esse Pais está para a democracia , tambem não vejo no mundo alguém preparado, diga-se de passagem.
A VEJA , fortemente atacada por ser pactuante com o PSDB , veladamente diga-se pois NEGA isso a todo custo , publicou em seu web-site materia sobre uma cidade em Santarém-PA cuja votação em DILMA foi exatamente o numero das pessoas que recebem o bolsa familia ... e assim discursou um dos moradores ;
“Brincamos que a Dilma só não deu a mulher para a gente, mas o resto foi
tudo”, diz o pedreiro Jorge dos Santos Assis, de 29 anos, que vive com a
mulher Mara Rosário, de 25 anos, e dois filhos há sete anos em casa
construída pelo Incra.
Não é culpa desse senhor nem mesmo da população local essa situação, o Governo de um lado alega que está fazendo sua parte .. a inclusão social e ajuda a quem precisa ....
A outra parte alega que o Governo tem uma compra de votos legalizada ... quem tem razão ? discussão ao meu ver infinita e sem resultado concreto .
A unica solução que pensei foi a proibição de uso eleitoreiro de tais argumentos de beneficios e inclusão social , mas como fazer isso efetivamente .
A proibição da reeleição talvez ajuda-se um pouco mas não seria a cura definitiva ....
Outro fato absurdo mas infelizmente compreensível foi a intolerância com os nordestinos e imigrantes perpetradas nas redes sociais , o fato triste é corriqueiro em eleições , mas a exposição do mapa de votação trouxe sim uma divisão do Pais em duas frentes uma do Nordeste e outra do Sul , apesar de DILMA ter ganho no Rio de Janeiro fato interessante é inegavel ver que a parte mais "pobre" do Pais votou no PT....
Descriminar as pessoas em razão de sua localidade e em razão de seu nível econômico ou social é DEPLORÁVEL ... afinal todo mundo esta pensando em seu proprio bem estar , seja recebendo beneficio social , seja pensando na alta do dolar , seja pensando em pagar menos ou mais impostos.
No transcorrer deste post me adveio a preocupação também com nossa liberdade de expressão , coisa que parece ser afeta as grandes mídias , TVs , jornais , web sites , mas o limite entre entre poder se expressar e não é tênue e basta um pouco de intolerância para que nossa liberdade nesta área seja dificultada e o PT se gaba de NÃO deixar os outros falar , seja publicação de esquerda de direita de centro não importa , cabe a você leitor discernir o certo do errado o que presta do que não lhe presta! mesmo que você se engane o direito é seu !
Eu acredito que somos um Pais Jovem ainda , não passamos por guerras internas ou externas de grandes consequências , espero que nunca passemos , mas o Brasil tem uma longa historia a escrever e a calma de nosso povo e dos tempos atuais nos favorece só temos que aproveitar...viva sua vida !
Não se tem uma conclusão nesta Historia o tempo dirá e escreverá as linhas de como deve ser dura ou fácil para você é para sua família viver neste Pais, TRABALHE, ESTUDE e tente se manter o mais longe possível da presença do Estado que deveria ser apenas um suporte, um coadjuvante em nossas vidas e não o protagonista principal como vem sendo durante toda a minha existência ....
Boa sorte a todos nós