Em 8 de janeiro de 2023, Brasília, a capital do Brasil, foi palco de invasões violentas por parte de manifestantes descontentes com o rumo do país. As demonstrações foram motivadas por fake news e financiadas por empresários da extrema direita brasileira, com a intenção de derrubar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Os manifestantes, cheios de raiva e frustração, marcharam pelas ruas da cidade, entrando em confronto com a polícia e vandalizando edifícios governamentais. O clímax da violência ocorreu quando um grupo de manifestantes invadiu o Congresso Nacional, causando significativo dano ao histórico prédio e levando à implantação de forças militares para restaurar a ordem.
A situação em Brasília reflete a descrença crescente do povo brasileiro com a falta de ação efetiva do governo para abordar questões críticas enfrentadas pelo país. A repressão policial e a falta de diálogo com as comunidades afetadas só aumentaram a raiva e a indignação dos manifestantes.
Os eventos de 8 de janeiro foram amplamente condenados por políticos e cidadãos, que exigiram um fim à violência e uma solução pacífica para as questões subjacentes que motivam as demonstrações. Além disso, muitos condenam a manipulação de fake news e o financiamento por parte de empresários da extrema direita, que só contribuem para a divisão e a instabilidade política no país.
Apesar da violência e destruição, muitos ainda mantêm esperanças de que as invasões possam levar a mudanças positivas em Brasília e no Brasil. No entanto, os eventos de 8 de janeiro servem como um lembrete dos graves problemas enfrentados pelo país e da necessidade de ação rápida e significativa para abordá-los. É crucial que o governo escute as vozes dos manifestantes e trabalhe com a sociedade para construir um futuro mais justo e próspero para todos.
Dificil de escrever sobre um fato que há tanto tempo vinha sendo anunciado , desde que assumiu a Presidencia o Sr. Bolsonaro vinha tratando com falacia as instituições e levantando um possivel golpe de Estado .
Tudo sem qualquer planejamento ou mesmo Objetivo concreto , Bolsonaro esteve com mandato publico durante 28 anos , isso mesmo leitor 28anos , 7 mandatos consecutivos , sem que nenhuma grande obra tenha realizado.
Antes era militar, Bolsonaro respondeu a uma investigação em um conselho de justificação do Exército, onde foi inicialmente condenado por unanimidade.
Após recorrer ao Superior Tribunal Militar (STM), Bolsonaro foi absolvido por falta de provas, por 9 votos a 4. A carreira militar de Jair Bolsonaro é narrada em detalhes no livro “O Cadete e o Capitão: A Vida de Jair Bolsonaro no Quartel” (Todavia), publicado em 2019 pelo jornalista Luiz Maklouf Carvalho
A narrativa é que ele tinha um plano de colocar bombas em instalações militares para exigir melhores salarios(soldos), incirvel coincidencia com os fatos recentes não !
Mas aqui não quero discorrer sobre Bolsonaro , por mais que a midia o trate como articulador disso não tenho plena convicção, acredito mais na intenção de madereiros e pseudo empresarios de agro que não acreditam em reflorestamento , assim como outras partes radicais da sociedade dotadas de dinheiro e poder .
Passado quase um mês dos atos de vandalismo a vida seguiu , os presos em Brasilia vem sendo soltos a conta gotas sem qualquer punição exemplar .
Os financiadores parecem que não aparecem na midia ou o Poder Publico não logrou exito em encontra-los , ou seja ..tudo está como antes , a impunidade e a falta de uma investigação mais celere e profunda faz com que se continue com fundadas duvidas sobre o sistema Judiciario de nosso Pais .
A unica é triste nota que tenho para finalizar é que o Presidente Lula reclamou de estar vivendo num Hotel em Brasilia e que não teria "casa" para morar dada as reformas no Palacio do Planalto , conclui isso da seguinte forma ;
Primeiro : Viver num hotel em Brasilia , a noticia que apurei é que a suite onde Lula e sua mulher estão hospedados custa R$ 6.000,00 Mil a diaria e possui piscina na cobertura, Academia com 1.000 metros quadrados; Ginásio; Sauna; Centro empresarial....
Esse Editorial NÃO TEM NENHUMA INTENÇÃO DE CRITICAR o atual governo que está no poder a apenas 1(um) mês , tanto que essa situação é uma consequencia dos atos de vandalismo , porem com tais atitudes (estou dizendo da fala do presidente Lula) se percebe que as mordomias continuam , que a atitude do Principal governante Brasileiro , (que visitou Jose Mujica ex presidente do uruguai, famoso por ter uma vida simploria tanto na presidenci quanto fora dela) remete a mordomias que devia ficar de fora de qualquer "reclamação" do atual Presidente.
Os Gastos Milionarios no cartão corporativo do Governo Bolsonaro estão ai para vermos a barbarie que se faz com o povo Brasileiro e lembro que ele disse em uma das ferias " que teria muita mais gastos" e realmente tiveram .
será que nada mudou ? Nada vai mudar ? triste tempo em que perdemos a esperança !
Abraços
*redigido em parte com o auxilio de inteligencia artificial