Enfim, passado toda a minha vida adulta tive o privilegio de ver um oscar vindo para o cinema brasileiro certo é que a muito tempo eu já não assisto a cerimonia do oscar, me contento mesmo com os resumos que passam em youtube , canais pagos e portais de noticias.
Essa cerimonia eu assisti "inteira" tanto porque fiquei em casa no carnaval , tanto porque todo mundo em casa foi dormir na metade da cerimonia , tanto porque Ainda estou aqui estava concorrendo por três prêmios , ou seja um verdadeiro alinhamento cósmico aconteceu, sem o que isso não seria possível.
Quando eu era adolescente não tínhamos tv a cabo , o preço era alto para a gente, internet não existia , nem celular e pasmem em casa tinha apenas uma tv para seis pessoas e meu pai "adorava carnaval" logo eu não assistia ao Oscar , nem mesmo quando não caia junto do carnaval.
Ficava restrito ao que acontecia nos jornais do dia seguinte , as vezes nem saia no dia seguinte dado o horário da premiação, as listas dos ganhadores só saia na terça feira .
Depois que comprei uma televisão para mim , já adulto fiquei aficionado pelo Oscar , eu tinha um caderno e anotava todo mundo que eu reconhecia na premiação e anotava todos os vencedores e apresentadores , isso em tempo real , loucura não !
Por isso posso dizer que já "conheço" o Oscar como ninguém , todos as suas qualidades e todos os seus defeitos .
Primeiro , temos que lembrar que o Oscar é um evento americano , não é mundial é tipo um melhores do ano da rede globo , só se premia a casa , deveria ser um troféu imprensa mas não é .
Parasite foi uma exceção ? na minha visão não, o mercado asiático é gigantesco e exclui-lo de levar uns premios de vez em quando é jogar dinheiro fora
Segundo , o lobby das produtoras e distribuidoras e o que conta para levar a estatueta para casa .
Um discurso cansado e desonesto é quando o vencedores falam , como neste ano , ah somos uma produtora independente , pequena , fizemos tudo sozinho . tá .. confia
O filme vencedor teve um orçamento de 6 milhões , sim é modesto para os padrões de Hollywood , mas o filme foi distribuído pela focus e pela Universal o que já garante um lobby gigantesco.
O oscar este ano estava digamos , fraco, os blockbuster , cada vez mais escassos não apareceram , também não é qualquer blockbuster que ganha a coisa , afinal é arte , acredite !
Duna 2 não tinha força artistica , Emilia Perez esta ali por Zoe Saldanha , grande discurso , grande pessoa , atriz formidável , presente e futuro do cinema numa pessoa só , Timothée Chalamet já é um dos grandes atores da indústria .
Conclave, Brutalista, A substancia , Nickel Boys , Wicked é fácil justificar , como eu disse no começo o oscar é americano , feito para eles , aprenderam que não podem desprezar os outros mercados , coisa que Trump deveria aprender , não necessariamente o melhor filme deve ser um blockbuster americano , basta indicar 6 ou 7 deles a melhor filme que a bilheteria e o incentivo está dado , simples assim.
Porque Ainda estou aqui estava entre os melhores filmes ?, fácil também , e melhor não ignorar nosso "grande" mercado ? , infelizmente Não é isso !
Um Pais do tamanho do Brasil tem apenas 3.509 salas de cinema de acordo com a Agência Nacional do Cinema , Ancine.
Na china se tem 77.769 salas de cinema , vem cá , faz mais sucesso na china eu Ainda estou aqui ou Parasite ?
São dois os motivos de eu ainda estou aqui ter sido indicado para melhor filme ;
O lobby da sony pictures e da globoplay , não confunda com a globo , mesmo grupo mas foco diferentes.
A semente do fruto sagrado é um filme iraniano , haja lobby poderoso para afastar o preconceito , não é em inglês tambem , mas é um filme menor , pouco repercutiu , logo a escolha mais sensata e porque não dizer promissor seria Eu ainda estou aqui , vai que o mercado cresce , vai que o bolsonaro some da face da terra , vai que vem outro filme e nos engajamos a construir cinemas, caiu uma bomba atômica nos estados unidos e eles correm para cá .. ô ja te demos um oscar .
Enfim Eu ainda estou aqui então não é merecedor ? , nunca disse isso , para mim deveria ter levado Melhor filme , mas o Oscar é um mundo "deles" a parte, a indústria cinematográfica e o universo se alinharam como nunca antes para ganharmos esse premio.
A cerimonia foi como se esperava , maçante , um apresentador causando apatia no publico , acho que só consegui assistir inteira em razão do nosso patente interesse em Eu ainda estou aqui .
Teve momentos icônico sim ,Oprah Winfrey e Whoopi Goldberg em uma homenagem a Quincy Jones foi um grande momento , acho que faltou mais apelo musical apenas .
O falecimento de Gene Hackman descoberto perto da cerimonia deve ter sido um pandemônio por lá não ! homenagem ? apenas aparece no telão , até que acharam um meio termo , falar segundos sobre ele e depois abrir o in memoriam.
Enfim, Anora mereceu o Oscar de melhor filme ? , na minha opinião não , mas pensando como academia porque não premiar um filme que descaradamente usa Quentin Tarantino como base central .
Copiaram até em excesso o mestre , afinal estaríamos premiando nós mesmos não é ?, alguém que se julga independente e pequeno e vai dar lucros para nossa indústria , é isso .
Como ainda estamos aqui não preenchia alguns do requisitos e a língua portuguesa não vale nada no mundo, não levamos , acredito que não assistirei o próximo Oscar , esse foi uma exceção.
Ah sim .....não premiar Fernanda Torres foi um descalabro, mais para o Oscar apenas mais um e dai ? quem lá se importa ? Afinal ela já levou o Globo de ouro , tá ótimo não é mesmo pessoal , por isso continuarei a não assistir mais o oscar ,acompanharei nos jornais de terça .... só se o universo se alinhar novamente , mas não tem previsão para isso nos próximos anos , abraços