sexta-feira, 17 de setembro de 2021

MONETIZAÇÃO NO YOUTUBE .. OU A FALTA DELA !

 


 

A plataforma que mais utilizo hoje sem duvida nenhuma é o Youtube , não não sou Youtuber como se chamam os que postam videos nela .

Meu filho de 6 anos já preenche parte de seu dia com o Youtube , ou o Youtube Kids , praticamente todo mundo que tem acesso a tecnologia digital com certeza já assistiu algo no youtube.

Mas em razão da recessão e do TIK TOK (plataforma parecida mas que divulga vídeos mais curtos) o Youtube vem mudando seu ALGORITMO que serve para REMUNERAR seus "trabalhadores" digamos assim .

Essa semana assisti pelo menos uns 3 videos falando do assunto , todos com a mesma reclamação.

Videos longos não são mais bem vistos pelo Youtube , assim como sua monetização , pagamento por visualizações e propagandas inseridas pela plataforma diminuíram por 60,70 até 80% em seu valor.

Todos reclamavam que o Youtube já remunerava mal quem mantinha um canal em atividade , com isso hoje se torna inviável qualquer "manutenção de renda media mensal.

O Youtube mudou sua forma de remunerar em razão do TIK TOK que vem crescendo assustadoramente fora da China , e em razão dos hábitos das pessoas de verem noticias e coisas de interesse muito condensadas , quando o foco dos youtubers são teses , programas , realities e videos que demandam mais tempo em frente a tela , vejo crescer no youtube os streamings gratuitos que buscam monetização , mas isso corre serio risco de inexistir caso seja totalmente baseado na remuneração do Youtube.

Existem estudo que plataformas como wats app , tik tok , instagram e twitter vem cada vez mais prejudicando a leitura e compreensão dos textos já que praticamente se escreve pouco , errado e condensado ao máximo , isso quando não é só visual , precisamos nos atentar a isso !

O mundo segue seu caminho e talvez o meio de corrigir isso seja uma postura das empresas gigantes do mercado , conversando e discutindo o que fazer para conscientizar seu publico de que é preciso se atentar ao que se vê , o que se publica e como tais empresas se portam com relação aos seus usuários e clientes , não se pode perpetuar apenas na monetização criando apenas usuários que por vezes não recebem nada por ótimos vídeos e se juntam aqueles que publicam fake news , péssimo e errados conteudos que fazem um desserviço a sociedade , não basta apenas expulsa-los da rede como vem fazendo , precisamos de um certo "selo" de que aquilo tem um valor e credibilidade , passar a obrigação para quem assiste de confiar ou não naquilo me parece meio que injusto.

De certo a remuneração de quem publica videos e conteúdos de qualidade deve ser maior de quem apenas repassa informações ou se presta a entreter sem qualquer obrigação de educar.

Num mundo digital  perfeito teríamos toneladas de informações pertinentes e tudo seria possível e aceito nas redes , mas o mundo real é tão ou mais imperfeito do que o digital , logo controle é necessário , não confunda com censura , para que os objetivos de educar, aprender e divertir-se tenham limites do que presta ou o que não presta , viver em sociedade é isso , tentar melhorar sempre ...

Abraços

MEGALOPOLIS Francis Ford Copolla

  Pouquíssimos lançamentos cinematográficos me dão um frio na barriga e aquela sensação de que preciso assistir isso de qualquer forma , ao ...